quinta-feira, 5 de junho de 2008

Insulina

Pra nos enfermeiros que sempre vamos entrar em contato com esta medicação que é muito utilizada em todos os hospitais e por muitas pessoas ai vai um informativo sobre a insulina.


Insulina - origem e nomes comerciais

Existem vários tipos de insulina, com início de efeito, período de concentração máxima e duração do efeito que variam conforme o tipo de insulina. A seleção da mais apropriada ou combinação de diversos tipos dependem da resposta individual ao fármaco, das condições do diabete e dos hábitos do paciente.
A insulina pode ser extraída do pâncreas do boi ou do porco ou através de biotecnologia com obtenção de molécula idêntica a insulina humana.
As insulinas bovina e porcina podem ser obtidas através de purificação simples ou sofrerem processos mais complexos para extrair outros peptídeos pancreáticos, neste caso sua denominação é acrescida de termos tais como " altamente purificados" ou " monocomponentes" .
Os três tipos de insulina ( humana, suína e bovina) causam efeito semelhante no homem e são denominadas insulinas regulares ou simples ou de " single peak" ( único pico de ação). São cristalinas, solúveis em água e com início do efeito imediato pela via venosa ou após 30 minutos pela via subcutânea. São também denominadas insulinas solúveis ou insulinas não modificadas.
A insulina regular pode ser complexada com proteínas para liberação lenta (ex: insulina isofana ou NPH e insulina PZI) ou modificando o tamanho da partícula ( ex: suspensão de insulina zinco).
De acordo com a duração do efeito, podem ser classificadas:
de curta duração - ao redor de 6 hs (insulina regular ou simples)
de efeito intermediário - com duração até 24 horas
de longa duração - ao redor de 36 horas
As insulinas bifásicas contém dois tipos de insulina, de modo a proporcionar picos e tempos de duração diferentes.
Preparação de insulina humana são menos imunogênicas do que preparações obtidas de animais. A insulina de porco é menos imunogênica que a bovina
Devido a possibilidade de diferentes respostas a insulinas de diferentes espécies, cuidados são recomendados para evitar a troca inadivertida de uma insulina de uma espécie para outra.
Redução na dose de insulina pode ser requerida na mudança de insulina animal ( especialmente a bovina) para a humana.
As insulinas de origem bovina ou suína não devem ser empregadas alternativamente mesmo quando o tipo e conteúdo sejam equivalentes, já que existe uma diferença de espécies que requer um ajuste na dosificação.
Insulinas produzidas de diferentes espécies correspondem a mesma estrutura básica, mas com diferentes sequências de aminoácidos nas cadeias.

Vias de administração:
Via subcutânea ou IM: todas as insulinas
Via IV: apenas insulina simples

3 comentários:

Anônimo disse...

melhore o português a enfermagem merece

Anônimo disse...

como assim, vc não explicou a necessidade de aumentar a dose, no caso de mudar de insulina bovina para do porco..........

Wesley disse...

SR. Anônimo, acho q vc deveria é pesquisar um pouco mais em livros se queres tantas informações tão detalhadas, isso foi apenas um pequeno lembrete no dia a dia da enfermagem.

Se está tão interessado pesquise e publique.

Ass. anônimo 2